segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Pirografia: arte com fogo

Bom dia!
Das muitas possibilidades que o artesanato nos proporciona, uma que eu gosto muito mas sinto que não é muito conhecida é a pirografia. Pirografia é a arte de desenhar ou escrever usando o fogo, mais especificamente utilizando um pirógrafo. Ele tem uma espécie de caneta que tem uma ponta incandescente que é usada para gravar uma infinidade de superfícies, regulando a intensidade do calor que é emitido através de uma resistência. Tenho um igual ao da foto que herdei do meu avô.

Pirógrafo - tenho um igualzinho da marca Palante. É possível adquirir em lojas de artesanato on-line e off-line se procurarmos bem.
Aprendi a pirografar quando ainda era criança tendo meu vô como professor. Na época ele se dedicava aos desenhos em cuias e outros objetos feitos com porongo, mas adorava inventar e testar em outras superfícies como couro, taquara, cortiça, papel e até chifres (lembra que era moda fazer vasos e outros objetos de decoração com chifre de boi?). Ah, os anos 80...

Também acho.
Meu vô sempre dizia que o pirógrafo ficaria comigo quando ele fosse para o céu, e assim aconteceu. E eu fiquei muito tempo sem coragem de usá-lo, mas abrir a caixinha e encontrar a presença dele em cada detalhe foi encorajador e eu voltei a pirografar.

Minhas primeiras aventuras, dando um up nas tábuas velhas.
Pesquisando sobre o assunto, tive a felicidade de conhecer o trabalho de uma moça genial que se dedica à pirografia realista: Julie Bender.
Vocês podem conhecer mais sobre o trabalho dela, que é inspirador, através do site ou da fan page.
Alguns desenhos dela:

By Julie Bender

By Julie Bender

By Julie Bender

By Julie Bender

Costumo dizer que o pirógrafo tem o tempo dele, não adianta apressar o fogo porque, como todo elemento da natureza, ele é temperamental. Se quiser fazer o desenho rápido ele simplesmente não vai ficar bom. É mais do que uma arte, é uma aula de paciência.
Um beijo e uma linda semana!

Camila

2 comentários:

  1. ;D ficam lindos teus desenhos de pirografia *.*

    ResponderExcluir
  2. Adoreei esse post, e que trabalho mais lindo dessa artista, pqp!
    Beijão, Adi :)

    ResponderExcluir