sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Estamos de volta: Restauração e como arrecadar coisas interessantes

Bom dia!

Depois de um tempinho parado, o blog retornou, com novos projetos e dicas de "Faça você mesmo", decoração sustentável e novidades, que vou contando nas próximas postagens.

Coisa antigas, coisa, velhas, coisas interessantes. Chamem como quiser.

Hoje vamos falar de restauração e coisas legais que os outros descartam, mais especificamente dessas luminárias externas lindas que ganhamos de presente. Bem, quando ganhamos elas não eram tão lindas assim, mas nada como um pouco de boa vontade para dar uma cara nova às nossas preciosidades.

Primeiro, uma breve introdução de como as coisas vem parar nas nossas mãos e podem parar nas mãos de vocês também:
Adoramos uma velharia, e todo mundo sabe disso. Não temos vergonha de falar que gostam de coisas diferentes, velhas, antigas, enferrujadas, ou como vocês preferirem chamar. O princípio da decoração sustentável é justamente reaproveitar coisas antigas, ir contra a maré do consumo que nos estimula a descartar e comprar novo - Espalhem a informação na família e círculo de amigos, assim, quando alguém pensar em se desfazer de alguma coisa interessante, vai lembrar de ti ;) . Se tem uma coisa que nos motiva é um desafio, e foi o caso das luminárias. Ganhamos de pessoas que sabiam que nós gostávamos de coisas antigas e que, como é comum de se ouvir, nós faríamos alguma coisa com elas.


Luminárias de 1954 precisando de um help
É possível remover a ferrugem com convertedor (falo dele em outro post), mas em casos graves lixar ou dar jato de areia (o mesmo que se dá em vidros) é mais prático. Ainda mais se a peça for cheia de detalhes.
Jato de areia
Dica importante: NUNCA pinte em cima de ferrugem. Às vezes uma lixadinha já ajuda a evitar que sua pintura fique com bolhas e que descasque.

Depois do jato

Recebendo a pintura
Usamos pistola de pintura, mas tinta spray dá conta perfeitamente de dar cobertura e acabamento uniforme. Em peças que não tem tantos detalhes, você pode usar pincel ou rolinho, mas o acabamento pode não ficar tão liso. Na hora de comprar a tinta, leve a peça até a loja para trocar uma ideia com o profissional que for lhe atender. Mesmo que você já tenha uma ideia na cabeça, a opinião de um especialista pode te ajudar. Aproveite este momento para pedir dicas: é o que eu sempre faço e aprendo muito com isso.

Depois da pintura, a montagem.

 Prontinhas e esperando ansiosas por voltarem a iluminar. Grande beijo e até o próximo post!

Camila

Um comentário:

  1. Elas são muito mais detalhadas e mais resistentes que as irmãs modernas q custam uma fortuna ;D

    ResponderExcluir